Sobre o PSOL

 
 
 
 
 

Imagem de um ato em busca de respostas pela morte de Marielle Franco
Imagem de um ato em defesa dos direitos trabalhistas

O PSOL completou, nesse 15 de setembro, 15 anos de existência. Nesses tempos difíceis de pandemia e desse desgoverno do bolsonaro, muitas reflexões nos remete nesse momento. Quando começaram a sonhar com um partido legitimamente de esquerda, voltado a defender os interesses da população e, sobretudo da classe trabalhadora, àquela altura não tinham a ideia real do quanto seria difícil criar esse instrumento modificador em favor dos interesses da população. No primeiro instante receberam a gigantesca tarefa de recolher 500 mil assinaturas em todos os estados para a legalização do partido junto ao TSE. Não foi fácil, mas contaram com ajuda de vários setores das militâncias de esquerda e com muito trabalho e dedicação de todes a tarefa foi concluída e partiram para os registros nos estados.
17 companheiros mineiros se reuniram em BH, registrando o partido e cada qual, na sua região, tratou de fundar o partido em sua cidade.
Aqui em Juiz de Fora sete companheiros começaram a caminhar no sentido de apresentar à cidade a nova opção socialista. Fizeram o registro no TRE-JF e Waldir Giacomo foi eleito o primeiro presidente do PSOL na Manchester Mineira. Logo em seguida chegaria a eleição de 2006. O primeiro desafio nas urnas com a então senadora Heloísa Helena, candidata à presidência da república obtendo mais de 6 milhões e meio de votos.
A partir dessa eleição, o PSOL-JF só fez crescer na cidade. Muitos companheiros chegaram, muitos foram embora e o partido esteve sempre atuante nas lutas em defesa dos interesses da classe trabalhadora. Muitos problemas surgiram, mas foram superados todos com muita dedicação e orgulho de fazer parte dessa militância.
Atualmente o partido caminha para a quarta eleição municipal com o PSOL junto com o PCB e a UP compondo um quadro de candidatos de vários seguimentos de atuação e diversidades. Pela primeira vez com chances reais de eleger um candidato ao legislativo, o que será um feito histórico para o partido na cidade.
Cada dia desses 15 anos, pra mim, é de muito aprendizado para todes e cada companheiro que teve a oportunidade de militar foi uma lição aprendida pelo partido.
E assim seguriá a militância Pesolista, esperando caminhar por mais 15 anos e agregar ao partido outros tantos socialistas, dispostos a fazer historia junto com o partido.
Saudações socialistas a todes!